DICAS PRAS FESTAS DE FIM DE ANO!

Está aberta a temporada da comilança! Dezembro é o mês oficial do pé na jaca. Começa com as confraternizações do trabalho, da faculdade, da academia..., emenda no Natal e só acaba depois do Réveillon.

Tradicionalmente, nesta época, muita gente relaxa com a alimentação saudável que buscou seguir ao longo do ano e adota a postura do “já que”: “Já que eu comi besteira e bebi, vou chutar o balde de vez até acabarem as festas!!!”. 
 
Aí chega janeiro, a pessoa pisa na balança e se assusta com o que vê. Em pleno verão, tempo de usar biquíni e roupas mais curtas, ela se arrepende de ter deixado acumular os quilinhos, se desespera e começa a fazer aquela dieta maluca e passar fome para perder tudo até o carnaval. Será que vale a pena? Claro que não! Mas também não vale a pena deixar de curtir momentos preciosos com a família e com os amigos e se privar das delícias natalinas, né? Então, o que fazer? Eis algumas dicas simples que podem te ajudar a ”limitar os estragos”.
 
Privilegie a proteína: peru, tender, bacalhau... Dê preferência às opções proteicas e sirva os acompanhamentos (geralmente carboidratos como arroz, farofa etc.) em menor quantidade. A proteína garante mais saciedade e evita que você caia de boca em tantos doces ao final da ceia.
 
Seja seletivo e moderado: a fartura das festas não significa que tem que comer tudo à mesa. Escolha as opções que realmente te apetecem e que valerão a pena. Você ama rabanada? Vai fundo! Mas não precisa comer cinco!
 
•Exercite-se: aproveite os dias de folga para malhar ou praticar atividades físicas ao ar livre. Assim, seu corpo usará parte da energia acumulada durante as refeições fartas e hipercalóricas.
 
• Hidrate-se: beba bastante água para amenizar os efeitos do álcool.
 
• Não chegue com fome: normalmente a comida é servida bem tarde no Natal e no Réveillon. Coma algo leve e saudável (proteína com legumes e azeite, por ex.) antes da festa para não ficar beliscando salgadinhos e afins até hora da refeição principal. 
 
 
É isso! Aproveite as festas! Coma tudo o que você gostamas com moderação, e não exagere na bebida alcoólica!

Movimente-se e hidrate-se! Ah, e não prolongue a comilança! 

Nada de ficar comendo os restos de pavê e panetone até 2020, hein?

Comentários