MICROTREINO: acabaram as desculpas pra não se exercitar!

Microtreino: comece hoje mesmo!

Você também anda sem motivação para malhar em casa? Normal.

A maioria de nós tem dificuldade para se exercitar sem o incentivo de um professor na academia ou de parceiros de atividade física. Ainda mais num período de tantas incertezas.

Mas existe uma estratégia simples e eficaz, bem adequada ao momento atual, que pode te ajudar a não se transformar numa pessoa sedentária: o microtreino ("microworkout", em inglês), que consiste em inserir sessões bem curtinhas de exercícios de força e aeróbicos na rotina diária.

Por exemplo: fazer uma série de agachamentos na sala, flexões no chão do quarto, elevações numa barra, abdominais...

Você não precisa colocar roupa de ginástica nem ficar uma hora treinando direto! Bastam uns minutinhos aqui e ali algumas vezes ao dia.

Quando se soma o trabalho muscular e a energia gasta durante essas atividades rápidas, porém frequentes, você obtém um efeito cumulativo de treino, sem desencadear a produção do hormônio do estresse ou exaurir as células, como ocorre nas sessões de treinamento mais longas e intensas.

Além disso, o acúmulo de esforços de curta duração no dia-a-dia podem até melhorar seu desempenho no esporte que você costuma praticar regularmente.

O ex-atleta e escritor Mark Sisson explica em seu blog  que esses pequenos estímulos colaboram positivamente para o sistema cardiovascular, turbinando a queima de gordura, aumentando a oferta de oxigênio e a circulação do sangue para o cérebro e inundando a corrente sanguínea com neurotransmissores que elevam o humor e melhoram o foco cognitivo.

O sedentarismo prejudica MUITO a saúde. Estudos mostram que apenas alguns dias de inatividade já reduzem a tolerância à glicose e aumentam a resistência à insulina. Sem falar nos danos causados às articulações e à mobilidade.

Sendo assim, procure sempre oportunidades de se movimentar e submeter seu corpo a alguma carga de resistência breve - mesmo que seja por apenas um minuto - pois o resultado será incrível!


Nossas pastinhas garantem energia extra para sua rotina diária.


Bjs, Joana


Comentários