Por que as mulheres francesas não engordam?

Elas tomam vinho todos os dias. Comem pão, queijo, sobremesa... E continuam magras! Mas, afinal, por que as francesas não engordam?

A autora Mireille Guiliano escreveu um livro que virou best-seller mundial explicando esse suposto paradoxo. E eu, que morei mais de 10 anos em Paris, sempre ouço a pergunta: como as mulheres conseguem se manter esbeltas na França com tantas comidas e bebidas deliciosas?

Bem, existem vários motivos e explicações para esse fenômeno. Vamos lá:

- As francesas priorizam a qualidade e não a quantidade. Não comem muito, mas selecionam o que há de melhor: produtos nobres, de boa procedência e de marca superior. 

- Elas não têm medo da gordura naturalmente presente nos alimentos (cortes de carne e queijos gordos, creme de leite, manteiga, azeite, oleaginosas etc.). Com isso, sentem-se saciadas por mais tempo e não precisam beliscar ou fazer lanchinhos entre as refeições principais. 

- Vão à feira e ao mercado várias vezes por semana para ter sempre alimentos frescos em casa. Evitam enlatados e industrializados ultraprocessados. Não estocam.  
- Preparam a própria comida e o cardápio costuma ser simples e equilibrado: salada, legumes, verduras, peixe ou carne. Não têm o hábito de consumir frituras nem refrigerantes. 

- Fazem as refeições sentadas à mesa, com a família, sem ver televisão nem mexer no celular. 

- Comem devagar e em várias etapas: entrada, prato principal, queijo e sobremesa, dando tempo ao cérebro de perceber os sinais de saciedade. 

- Detestam se enfurnar em academia, mas não são nada sedentárias!!! Andam o tempo todo a pé, de bicicleta, sobem e descem escadas (nas estações de metrô, nos prédios antigos, sem elevador...). Ou seja, não param quietas, vivem se exercitando e queimando calorias no dia-a-dia.

Claro que existem exceções. Mas, em geral, na França, as mulheres estão sempre em movimento e se permitem comer de tudo um pouco: sem restrições, sem culpa e, principalmente, sem exagero!

Bjs, Joana

Comentários