FARINHAS DO BEM

Sabe aquela pessoa "farinhenta", que ama pães, bolos e biscoitos? Pois bem, essa pessoa sou eu (e muita gente aqui, aposto!). Mas desde que comecei a me preocupar mais com a alimentação, tento substituir a farinha branca de trigo por alternativas mais saudáveis e nutritivas.

Existem inúmeras opções sem glúten no mercado, no entanto, a grande maioria - como a de arroz, por exemplo - também é refinada e pobre em nutrientes.

Nas minhas receitas do dia a dia, prefiro usar farinhas com menor teor de carboidratos de absorção rápida (que causam picos de insulina no sangue e aumentam a sensação de fome pouco tempo após o consumo, nos levando a comer mais).

Fiz uma lista das minhas preferidas, com as vantagens e desvantagens de cada uma:

1. Farinha de amêndoa 
Ótima para fazer biscoitos, muffins, bolos, waffles, panquecas, cupcakes, cookies etc. Serve também para empanar alimentos e substituir a tradicional farinha de rosca. Sabor neutro e agradável. Devido ao alto teor de gordura, ela ajuda a dar saciedade. Por outro lado, é bem calórica e deve ser consumida com moderação. Custa caro.


2. Farinha de castanha de caju
Muito similar à de amêndoa, mas com a vantagem de ser mais barata. No entanto, tem um sabor mais acentuado. Funciona bem nas receitas de pão e para massa de quiches e tortas.

3. Farinha de coco
Minha queridinha para bolos. Deixa tudo bem fofinho e aerado. Eu sempre compro a branca pois a marrom não dá o mesmo resultado. Embora seja low carb, tem menos gordura e, consequentemente, menos calorias. Mas atenção: a farinha de coco absorve muito a umidade da mistura e pode engrossá-la rapidamente, alterando a consistência desejada. Por isso, acrescente aos poucos para não passar do ponto!

4. Farelo de aveia 
Composto basicamente de fibras, o farelo é a película que reveste a parte externa do grão. Diferentemente da aveia, ele praticamente não contém açúcares e carboidratos de rápida absorção. Uso muito no preparo de panqueca e pãozinho low carb. Ajuda no funcionamento do intestino e reduz o impacto glicêmico das receitas. Entretanto, tem gente que não curte a textura fibrosa.

5. Farinha de linhaça dourada ou de chia
Muito usada para substituir os ovos no preparo de receitas veganas em geral, possui alto teor de fibras e gorduras saudáveis, ajudando a dar saciedade e podendo contribuir para a perda de peso. A linhaça dourada e a chia também são ricas em ômega-3, que combate a inflamação no organismo. Não costumo usá-las como base nas receitas, mas gosto de acrescentar um pouco para melhorar a consistência. Algumas pessoas consideram o cheiro dessas sementes desagradável. A mim não incomoda.

DICA: Com exceção da farinha de coco e do farelo de aveia, eu costumo fazer as farinhas em casa. Basta bater as sementes ou oleaginosas no processador até virar um pó. Assim dura mais e tenho mais controle sobre a qualidade.

No nosso perfil do Instagram você encontra várias receitas com essas farinhas saudáveis.

Bjs,
Joana

Comentários