DIETA CETOGÊNCIA É PRA VOCÊ?

Já faz tempo que a dieta cetogênica - ou keto diet - ganhou fama como um método rápido para emagrecer e como uma estratégia eficiente para enfrentar doenças metabólicas, como diabetes, ou até neurológicas, como epilepsia e demência.

Aqui na Tartiner temos vários clientes adeptos desse tipo de alimentação, com alto teor de gordura e pouquíssimo carboidrato. O cardápio normalmente inclui carnespeixes, ovos, laticínios, oleaginosas, sementes e vegetais verdes fibrosos.

Para entender melhor como essa dieta funciona, vale lembrar que o combustível preferido do nosso corpo é a glicose proveniente da quebra de carboidratos. Quando restringimos a ingestão desse nutriente, o organismo precisa buscar outra fonte para produzir energia e passa a queimar gordura, tanto a que comemos como a que temos estocada (na barriga, no culote, naqueles pneuzinhos indesejados etc.). Nesse processo, formam-se os chamados corpos cetônicos. Em alta concentração, essas substâncias nos fazem entrar num estado de "cetose" e agem numa região do cérebro, o hipotálamo, aumentando a sensação de saciedade. 

Resultado: sentimos menos fome e ingerimos menos calorias ao longo do dia.No entanto, nem todo mundo precisa se alimentar de forma tão restritiva para perder peso. O médico José Carlos Souto, especialista no assunto, explica em seu blog: "o nível de restrição de carboidratos necessário depende do grau de resistência à insulina do indivíduo. Um diabético tipo 2 se beneficia de uma restrição mais severa; já uma pessoa saudável e dentro do peso não necessita grandes restrições."

Ele ressalta que dieta cetogênica não é sinônimo de low carb. "As definições variam, mas a maioria dos autores concorda que low carb é qualquer dieta que contenha menos de 130g de carboidratos diários. Dificilmente ocorrerá cetose nutricional com mais de 30-40g por dia.” Ou seja, toda dieta cetogênica é low carb, mas nem toda low carb é cetogênica.


Segundo o médico, podemos, sim, emagrecer em low carb, queimando primariamente gordura, sem estar em cetose. "O corpo não é um sistema binário, que oxida 100% glicose ou 100% gordura. À medida em que se reduz os carboidratos na dieta, a participação da gordura na matriz energética aumenta. Não é necessário cetose para que isso aconteça."Então, se você está querendo se livrar dos quilinhos extras, mas não tem nenhum problema de saúde com indicação médica para dieta cetogênica, veja as recomendações do doutor Souto:

1) Cortar açúcar;
2) Eliminar grãos (especialmente trigo, aveia, centeio e cevada);
3) Evitar raízes ("tubérculos", em especial batatas), se você precisa perder muito peso (caso contrário, não);
4) Optar por comida de verdade;
5) Não consumir gorduras artificiais (margarinas) e evitar as refinadas (óleos extraídos de sementes);
6) Perder o medo da gordura natural dos alimentos;

Simples assim!

E a minha dica de sempre: deu vontade de um doce? Coma uma fruta com as nossas pastinhas!

Bjs,
Joana

Comentários