Como consegui VENCER a PSORÍASE

Esta semana fiz uma live com a nutricionista Fabi Sabatini e contei como a mudança de hábitos alimentares ajudou a me livrar da psoríase, uma doença de pele autoimune não contagiosa, que provoca lesões e escamações na pele. 


Esse problema me acompanha desde a pré-adolescência. E, embora nunca tenha desenvolvido complicações mais graves, a questão estética sempre me incomodou muito. Tanto que, na juventude, eu me lembro de ir para escola de calça e moletom de mangas compridas em pleno verão carioca (e calor de 40 graus!) para esconder as manchas e placas espalhadas pelo corpo. 

Depois de me consultar com inúmeros dermatologistas e tentar diversos remédios e pomadas sem sucesso, finalmente encontrei um médico que conseguiu controlar a doença com sessões de puvaterapia, um tratamento com raios ultravioleta em cabines parecidas com aquelas de bronzeamento artificial. 

Na época ele me disse: « Eu oriento todos os meus pacientes a fugirem do sol, menos os que têm psoríase! O sol é seu melhor amigo! ». De fato, minha pele melhorou muito, quase 100%. Mas, ao longo dos anos, em períodos de maior estresse ou por causa de alguma infecção, as lesões voltavam e, às vezes, com força! 

Quando fui morar em Paris, em 2003, não dava mais para pegar um solzinho na hora que eu quisesse e minha vida de correspondente não permitia incluir sessões de PUVA na rotina. Então resolvi me cuidar de dentro pra fora e mudei minha alimentação. Fiz low carb, perdi uns quilinhos que tinha acumulado por culpa da maravilhosa gastronomia francesa e minha pele começou a melhorar. 

Há cerca de quatro anos, descobri um programa alimentar chamado Whole30, que exclui durante 30 dias alimentos  industrializados, refinados, açúcar, laticínios, grãos, leguminosas e álcool. Só pode comer carnes, peixes, ovos, frutas, verduras, legumes, raízes, frutas e oleaginosas. 

Passado um mês, minha composição corporal mudou, ganhei mais definição muscular e a psoríase, que já estava bem controlada, praticamente sumiu

Fiquei tão satisfeita com os resultados que até hoje me alimento de acordo com os preceitos do programa, priorizando comida de verdade e evitando processados. Reinseri o queijo com moderação (não vivo sem) e abro exceções nos fins de semana e em ocasiões especiais. Adoro pizza, hambúrguer, pipoca e um vinhozinho. Também não recuso uma sobremesa quando saio pra jantar fora. Ou seja, encontrei um equilíbrio que me permite manter o peso ideal e a saúde da minha pele

E você? Tem algum problema de pele ou autoimune?

O que te ajuda a controlar? Me conta!

Beijos, Joana

Comentários